segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Podemos generalizar sim !

Uma Das frases que mais me incomoda vindo da imprensa é – “Na maioria são pessoas boas que não podem pagar pelo erros de alguns” – quando citada a respeito de torcidas organizadas.
Esta frase isenta as pessoas que aparentemente são do bem e não tem nada a ver com conflitos, brigas, vandalismo e outras barbáries praticadas por membros de torcidas organizadas, inclusive mortes.
A questão que eu levanto é a seguinte: Se no seu meio social, seja ele sua vizinhança, um clube, grupo de amigos, para o fim que seja, houver alguém que não se comporte bem, que pode prejudicar o nome da sociedade, que pode trazer danos às pessoas ao seu redor, inclusive membros de sua família, sua obrigação não seria fazer todos os esforços para afastar estas pessoas más? Como cidadão de bem, a atitude que se espera é que se limpe o meio social em que se está ou, caso isso não seja possível, se retire dele.
A partir do momento que estas pessoas de bem aceitam a presença em seu meio de vândalos, nada fazem para afastá-los e puni-los, ou na pior das hipóteses, caso não tenham força para tanto, não deixam de freqüentar este meio contaminado, passam a ser coniventes, para não dizer cúmplices de todos os fatos e nunca poderiam ser rotulados como pessoas de bem, ou pior, como a grande maioria de bem. Que maioria é esta que não consegue limpar a “minoria” relapsa?
Se você cidadão veste uma camisa de seu time, se senta ao lado de outros nos estádios que tem um título de torcida organizada, aonde existem membros que desrespeitam o bem comum e nada faz para acabar com isso, me desculpe caro torcedor, mas você é tão vândalo ou baderneiro quanto qualquer outro que está ali com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário