terça-feira, 17 de novembro de 2009

Perdi tudo

O povo brasileiro sofre de forma crônica de falta de educação e boa cultura. Moro em São Paulo – Capital e cada vez que chove a noticia que mais ouvimos nas rádios e Tv´s é que o povo daquele bairro perdeu tudo com as enchentes.
Enquanto enfrento meu congestionamento de cada dia na Marginal Tietê, com a chuva caindo no teto do meu carro, olho para o lado e vejo uma quantidade imensa, inenarrável de lixo boiando e descendo o rio. Garanto que se um levantamento conseguisse ser feito, mais de dois terços da população que reclama que perdeu tudo é exatamente aquela que joga seu lixo em qualquer lugar de qualquer jeito.
E tem de tudo no lixo que desce o rio Tietê e qualquer outro riacho da capital. Além das incontáveis infinitas garrafas pet, muito plástico, sofás, geladeira, fogão, coisas inimagináveis.
E tem mais.
Por que as pessoas mesmo sabendo o dia e hora do recolhimento de lixo coloca seu lixo na rua antes? (Não quero dizer para colocarem depois do recolhimento passar, obvio) Quando digo antes não é horas antes, mas em alguns casos, não raro, muitas horas mais cedo ou até dias antes. Prato cheio para animais como cachorros, gatos, baratas, ratos e o que mais puder fuçar no lixo deixado ao relento. E se chover então? Bueiro nele.
Nas ruas vemos pedestres jogando de tudo no chão. A ai de quem tentar recriminar. As pessoas parece que tem vergonha de agir corretamente, de serem taxadas de Caxias, de certinhas. Uma grande inversão de valores.
Seria mesmo somente culpa das autoridades os desastres de enchentes?
Eu entendo que pelo menos, no mínimo, não é culpa só das autoridades e ainda acho que grande parte da culpa é do próprio povo. Falta educação, cultura e bom senso. Pobreza não quer dizer necessariamente sujeira. Podemos ser um país pobre, em vários setores da sociedade ainda, mas daí para porco é muito diferente.
Aonde está a velha frase – “Sou pobre mas sou limpinho” ?

Um comentário:

  1. Tenho pensado sobre isso também. Será que mais de três décadas depois de sua criação, o personagem "Sujismundo" precisa voltar para ensinar que "Povo limpo é povo desenvolvido"? O brasileiro, seja ele rico ou pobre, é um povo extremamente mal educado. Estou cansado de ver embalagens do Mc Donalds serem arremessadas pelas janelas de carrões importados.

    Abraços e sucesso na nova empreitada.

    ResponderExcluir